Post Thumb

O tempo está sendo alterado pelas atividades humanas. Cada vez mais o efeito antrópico na vida de todos se torna perceptível. As mudanças climáticas são assunto sério e a Meteorologia contribui para aumentar nosso conhecimento a respeito e lançar os alertas necessários à sobrevivência da vida no Planeta.

 

Foto de uma cidade muito urbanizada (São Paulo)

 

Um forte sinal entre inúmeros outros é a mudança nas precipitações (regimes de chuva). Estudos científicos indicam que, no fim do século XXI, haverá uma redução de 22% das chuvas no Nordeste do Brasil, enquanto que, em áreas do sul-oriente da América do Sul, se espera um aumento de 25% nas mesmas.

 

Essas variações, provavelmente, provocarão uma profunda mudança social. Por exemplo, na agricultura.

 

Efeitos das mudança climáticas segundo estudos recentes

 

Com o aumento de gases de efeito estufa e a prática do desmatamento descontrolado, é possível que se tenha incêndios de florestas mais frequentemente, já que as florestas se transformarão em savanas, alterando a flora e a fauna da região. Consequentemente, animais serão forçados a migrarem e, por isso mesmo, poderão até morrer. Além disso, é provável que essas mudanças nas precipitações faça com que haja mais tempestades, furacões e ciclones, o que alterará a normalidade a que estamos acostumados até recentemente.

 

Representação da influência da chuva na agricultura

 

E as populações ao redor do mundo? Estarão preparadas para essa nova situação?

 

 

Referências:

https://nacoesunidas.org/mudancas-climaticas-vao-agravar-secas-e-prejudicar-producao-de-alimentos-no-caribe-alerta-fao/

https://www.akatu.org.br/noticia/mudancas-climaticas-estudo-comprova-alteracao-de-padrao-de-chuvas-no-sudeste/

https://nacoesunidas.org/mudancas-climaticas-terao-forte-efeito-sobre-chuvas-no-brasil-e-na-america-latina-diz-fao/